MUSEU VIRTUAL: HISTÓRICO, ANTROPOLÓGICO E GEOLÓGICO

 DE CANTAGALO RJ

CEPEC - Centro de Estudos e Pesquisas Euclides da Cunha

DEFENDENDO A ECOLOGIA DESDE 1959

FAZENDA SANTA ISABEL

Pesquisado e escrito em 1991  

*2) Denominação anterior: Fazenda Santa Bárbara

*3) Proprietário(s) Atual(ais): Raimundo Tolentino Dias

*4) Proprietários(s) Anterior(es): Landolf Henriques (pai), Francisco Henriques (filho), Dr. Francisco Silva (dono do Laboratório Atalaia e da Rádio Melodia).

*5) Localização: (Distrito,etc.) Localiza-se a 20km da sede do Município, em Campo Alegre.

*6) Área: (alqueires; pasto, culturas, matas): 255 alqueires, sendo grande parte em pastos, boa parte em culturas e outra em matas.

*7) Observações do item 6: Media, outrora, 780 alqueires, fazendo parte de Santa Bárbara. Com o falecimento de seu primeiro proprietário, foi dividida, ficando a Santa Isabel, desmembrada, para seu filho, Sr. Francisco Henriques, medindo 215 alqueires. Após comprá-la, o Sr. Raimundo anexou mais 40 alqueires. Na época do Império, era uma típica fazenda cafeeira.

*8) Produção (o que; quantidade - atual e passada): Na época do Império, produzia muito café, além de cereais, cana, rapadura. Havia também criação de gado. Hoje, Santa Isabel é totalmente voltada para a pecuária. Possui 800 cabeças de gado da raça Chianina, tendo boi para corte e vacas , que produzem, atualmente, cerca de 400 litros de leite por dia, mas há pouco tempo produzia cerca de l.800. Possui uma criação de 50 cabeças de galinhas. Cultiva, para consumo próprio, feijão, milho, cana. Trabalham seus técnicos fazendo silagem para os animais, e adubam a terra, além de corrigirem o seu Ph com calcáreo. Pratica-se a inseminação artificial, com reprodutores campeões.

*9) Recursos técnicos: (máquinas,utensílios, mão de obra)

   (atuais e/ou de outrora -- especificar)

Dentre os recursos técnicos existentes em Santa Isabel, uma fazenda moderna, voltada para a produção, notamos: serraria (engenho de serra), sendo um sistema da época imperial, e outro, bem moderno. Tratores, máquinas para fabricação de ração. A mão de obra, escrava, foi substituída por colonos. Hoje, há cerca de 20 colonos trabalhando em Santa Isabel. Todo o instrumental necessário à inseminação artificial está à disposição do técnico, Sr. Badger, que se vem destacando nesse trabalho, por toda a região. A Fazenda possui um aeroporto particular.

 

*10) Aspectos Gerais de Interesse Cultural:

Depois de adquirida pelo Sr. Raimundo, foi esta fazenda modernizada, embora conservando alguma recordação da época imperial, como o terreiro de café e estruturas da casa grande, o piso de pedra onde se localiza um agradável play-ground, e outros pequenos detalhes. É mantida a entrada antiga da fazenda, na qual, para se chegar à casa grande, passa-se por uma ponte sobre um riacho.

Hoje, a casa da fazenda apresenta aspecto moderno, com algum aproveitamento da antiga estrutura. Há uma outra casa, para convidados. Existe um belo pomar, com uma variedade muito grande de frutas, e várias espécies de laranja. Ainda um bem cuidado gramado e árvores centenárias que adornam a área próxima à sede. Há um açude, alimentado por nascente, e um paiol muito antigo onde se armazena o milho, destinado à alimentação dos animais. Pratica-se, na criação de gado, o sistema de confinamento.

 

*11) Depoimentos:(inclusive: a) Como tornar a Fazenda mais produtiva?

                                           b) Como poderia a Prefeitura ajudar?)

Cantagalo, hoje, tem motivos para se orgulhar de seus fazendeiros. Não são todos os municípios que apresentam um tão grande número de empresários rurais que amam a terra e que, com sua capacidade de trabalho, tenacidade e determinação, estão colocando a agropecuária no lugar de destaque que merece!

Esse amor à terra ficou patenteado em conversa que tivemos com o Sr. Raimundo, quando nos falou sobre os motivos que o levaram a adquirir esta e outras fazendas, em diferentes Estados. Reportou-se então à sua formação, informando que, desde pequeno, seus pais sempre lhe ensinaram a amar a terra, as plantas, as árvores, os animais... Diziam sempre  a ele que, se ferisse uma árvore, ela choraria... Criou-se assim, em seu interior, um sentimento muito forte, nobre e bonito, que se objetiva no carinho que dedica à terra e aos seus habitantes. Assinalou ainda que a terra assim tratada mantêm-se produtiva, respondendo positivamente aos bons tratos recebidos.

Disse que antigamente o povo não tinha consciência do mal que fazia à natureza, mas que hoje, ainda que um pouco tardiamente, as populações estão despertando, o que é muito bom!

Quanto à escolha de uma fazenda em Cantagalo, disse o Sr. Raimundo que a adquiriu após procurar terras em outras localidades. Ao ser levado a Santa Isabel, achou-a dotada de uma boa topografia. Mas o que mais o impressionou foi achá-la perfeitamente harmonizada com o ideal de sua mulher, que também gosta da natureza. Pensou, na época: "Esta fazenda é a cara da minha mulher!..." Finalmente, analisando a situação atual do país, em termos de preservação do meio ambiente, disse que continuará sempre voltado para esse ideal, pois acredita que é através do amor e respeito à terra que o nosso País crescerá, ocupando o lugar que lhe cabe no concerto das nações prósperas e felizes. 


© Copyright 2012  - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EUCLIDES DA CUNHA - Direitos Reservados.