MUSEU VIRTUAL: HISTÓRICO, ANTROPOLÓGICO E GEOLÓGICO

 DE CANTAGALO RJ

CEPEC - Centro de Estudos e Pesquisas Euclides da Cunha

DEFENDENDO A ECOLOGIA DESDE 1959

FAZENDA DA SOLEDADE

Pesquisado e escrito em 1991

*3) Proprietário(s) Atual(ais): Hélio Vieira Louzada, Fernando Louzada.

*4) Proprietários(s) Anterior(es): (1922) Capitão Eugênio Martins de Mello, Manoel Cortes Louzada, Helio Vieira Louzada.

*5) Localização: (Distrito,etc.) Localizada a 17 km da sede do município (Cantagalo) no seu primeiro distrito.

*6) Área: (alqueires; pasto, culturas, matas): 84 alqueires, sendo boa parte em pasto; parte em culturas; parte em matas.

*7) Observações do item 6: Na década de 1900 a 1922 aproximadamente esta fazenda possuía 118 alqueires de área das quais 6 alqueires em mata virgem e 14 alqueires em capoeirão. Confrontantes com Soledade: S. João da Pedra, Pouso Alto, Samambaia, Vargem Grande, e S. José.

*8) Produção (o que; quantidade - atual e passada): Na década de 1900 a 1922 aproximadamente essa fazenda produzia anualmente 1.500 arrobas de café. E tinha cêrca de 80 cabeças de gado. Cultivava a cana, produzindo melaço, rapadura e aguardente. Atualmente Soledade é tipicamente voltada para a pecuária. A criação bovina é de cerca de 120 cabeças, produzindo 110 litros de leite por dia, vendidos para Macuco. A agricultura é para consumo próprio: cana, milho, feijão, arroz, etc.

*9) Recursos técnicos: (máquinas,utensílios, mão de obra)

   (atuais e/ou de outrora -- especificar)

Outrora, Soledade possuía alambique, engenho de café e de cana, arado. Anteriormente, a mão de obra era feita pelos escravos. De 1889 a 1922, aproximadamente, era feita por 15 famílias de colonos. Atualmente é provida por 6 empregados. Há um arado moderno (tobata) movido a diesel para arar a terra. Existem ainda: curral, estábulo, carro de boi, carroças, maquinários especializados, vasilhame para leite e água de nascente.

  

*10) Aspectos Gerais de Interesse Cultural: Nas décadas de 1890 a 1922 aproximadamente essa propriedade era uma fazenda mixta. Hoje ela é voltada para a pecuária. A casa grande, da época do Império, foi totalmente reconstituída, tornando-se uma casa de fazenda de estilo atual. Soledade do passado mantém apenas algumas coisas tais como: a banqueta de água, construção da época do Império; e a chaminé do antigo engenho de cana; algumas casas de colonos feitas de estuque. Existem em Soledade : estábulo para boi e bezerreira, paiol de milho, e um local onde são guardados os maquinários, além de uma pequena serraria.

*11) Depoimentos:(inclusive: a) Como tornar a Fazenda mais produtiva?

                                           b) Como poderia a Prefeitura ajudar?)

O Sr. Lilico foi quem nos recebeu quando lá estivemos pois o Sr. Fernando, que é filho do Sr. Helio Louzada, administra a fazenda reside no Rio, indo lá nos finais de semana. Ele nos falou um pouco de cada coisa, da produção de leite, da quantidade de gado, do que existia do passado. Mas ao falar dos proprietários o Sr. Helio e o Sr. Fernando, ele nos disse do carinho, e do trabalho que ambos dedicam à fazenda. Disse que o Sr. Fernando, que está mais à frente da administração da propriedade, procura aplicar ali, técnicas e uma forma mais moderna no que se refere à produção da fazenda na época da seca. Ele mantêm o gado confinado, e na época do bom pasto, solta o gado. Falou-nos também do carinho e preocupação do Sr. Fernando para com seus empregados e famílias, concretizado num projeto, que até havia oferecido ao poder municipal, para que funcionasse naquela região, próxima a Soledade e Pouso Alto, ou mesmo em Soledade: uma escola, para que os filhos dos colonos, ou mesmo os adultos tivessem um aprendizado, que lhes desse melhores condições de vida, e de progresso, evitando em certo ponto, o êxodo rural. Com a melhoria técnica do pessoal, este poderia vir a ajudar mais eficazmente na promoção do progresso  da propriedade, o que redundaria, em última análise, em benefício do próprio município de Cantagalo como um todo.  


© Copyright 2012  - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EUCLIDES DA CUNHA - Direitos Reservados.