CEPEC

Centro de Estudos e Pesquisas Euclides da Cunha

DEFENDENDO A ECOLOGIA DESDE 1959

ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS VIVERAM NA REGIÃO DO TRADICIONAL MUNICÍPIO DE CANTAGALO

  Megatério: preguiça gigante   Gliptodonte: tatu gigante   Mastodonte, avô do elefante    Cavalo fóssil, e outros. 


CANTAGALO foi habitat de animais da Era Cenozóica!

CANTAGALO, município que progride de modo acelerado, pode ser o primeiro da região a criar um museu pré-histórico, com base em estudos do CEPEC

        Presidente do CEPEC prova, com documentos oficiais, a existência desses animais na região de Cantagalo. Relatório publicado em 23 de dezembro de 1845 integra o acervo de CEPEC e há mais de 15 anos aguarda que as autoridades despertem para a importância do fato. Possuímos gravuras com dados interessantes sobre Megatérios, Mastodontes, Gliptodontes, Cavalo-Fóssil e outros animais da época terciária. Trata-se de uma preciosidade o fato de que  Cantagalo foi habitat dessas criaturas.

        Nos Estados Unidos da América do Norte, no estado do Colorado, (terra do Dinossauro "Denver"!) visitamos uma instituição dedicada a esses estudos, e sabemos como nossa Terra pode tirar proveito desse verdadeiro repositório paleontológico. Também no Brasil há vários sítios arqueológicos que estão preservados e explorados turisticamente, destacando-se cavernas de Minas Gerais, como a Gruta Rei do Mato, abaixo, que ostenta também desenhos rupestres:

Salão da Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - MG

   

Desenhos rupestres existentes em um salão anexo à Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas - MG.  Na região foi achado um crânio de mulher, à qual se deu o nome de Luzia, sendo considerada a mais antiga habitante da região, tendo vivido há 11.000 anos. Muitos outros achados foram feitos nesta área, próxima de Lagoa Santa, onde pontilhou o sábio dinamarquês Lund, descobridor do célebre Homem de Lagoa Santa, o mais antigo humanóide das Américas.


ANIMAIS DA ERA CENOZÓICA, CONTEMPORÂNEOS DO HOMEM AMERICANO, QUE VIVERAM EM CANTAGALO, SEGUNDO DOCUMENTOS DO CEPEC

      
MEGATÉRIO - Também denominado preguiça gigante, era herbívoro, chegando ao tamanho de um elefante. MASTODONTE - Semelhante ao elefante, tinha como principal predador o poderoso Tigre dente-de sabre.
GLIPTODONTE - ou tatu gigante, defendia-se de seus predadores, com sua possante cauda. CAVALO FÓSSIL, cujo estudo permite conclusões importantes sobre a evolução das espécies.

© Copyright 2006/2011/2014  - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EUCLIDES DA CUNHA - Direitos Reservados.


HOMEPAGE